Como parte da estratégia de sustentabilidade corporativa da JHSF, que tem como ambição transformar seus empreendimentos em polos de impacto positivo, levando o bem viver para seus clientes e para além de seus muros, o São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional aplica os compromissos dessa agenda no dia a dia de sua operação.
Nosso Aeroporto conecta destinos, clientes e negócios com excelência, qualidade e segurança. Promovemos a conservação da natureza, reduzindo e mitigando impactos ambientais negativos enquanto otimizamos o uso de recursos naturais. Seguimos Diretrizes Ambientais que orientam nossas ações, garantindo a perpetuidade do negócio e proporcionando aos nossos clientes a satisfação de operarem em um aeroporto sustentável.
Nosso Aeroporto adota práticas de gerenciamento de resíduos, garantindo 100% do desvio de materiais de aterros sanitários. Implementamos política de segregação e armazenamento de resíduos em todo o aeroporto, com treinamentos periódicos a todos os envolvidos, de forma a garantir a máxima valorização dos materiais.
Realizamos plantios compensatórios integrados ao monitoramento de fauna, assegurando o equilíbrio ambiental e a preservação de habitats. Em parceria com o Projeto Onçafari, promovemos ações para proteger e valorizar a biodiversidade com iniciativas dedicadas à conservação da vida silvestre local.
Neutralizamos emissões de carbono de toda a operação aeroportuária (Escopo 1 e 2), incluindo o abastecimento de aeronaves (Escopo 3) através do Projeto Catarina Carbon Free, promovendo um ecossistema neutro em emissões de gases de efeito estufa dentro do setor aéreo.
Adotamos uma matriz energética renovável com a entrada no Mercado Livre de Energia. Garantimos a rastreabilidade por meio de REC Brasil (Certificados de Energia Renovável). Essas ações reforçam nosso compromisso com a eficiência energética e uma operação ambientalmente responsável.
Implementamos práticas eficientes de Gestão Hídrica. Através da instalação de hidrômetros em todos os hangares e automatizamos o monitoramento com tecnologia IoT, permitindo a visualização instantânea do consumo. Essa inovação otimiza o uso da água, reduz desperdícios e reforça nosso compromisso com a eficiência e a preservação dos recursos hídricos.
Desde seu primeiro ano de operação, o Aeroporto neutraliza 100% do carbono de suas operações e, a partir de junho 2024, implementou o projeto Catarina Carbon Free, que compensa as emissões de gases de efeito estufa de todos os abastecimentos realizados em aeronaves por meio da aquisição de créditos de carbono certificados por padrões
O Aeroporto mantém diversas iniciativas que buscam eficiência na Gestão de Recursos Hídricos, dentre as quais a individualização das leituras de hidrômetros nos hangares com possibilidade de verificação de consumo instantâneo por tecnologia IoT, permitindo a identificação de desperdícios, otimização de processos tomadas de decisões rápidas para reduzir o consumo...
Em 2024 o Aeroporto entrou para o Mercado Livre de Energia e passou a fazer parte de uma matriz energética 100% renovável, a qual é validada através da compra de Certificado de Energia Renovável – REC Brasil, reforçando o compromisso com a eficiência energética e práticas responsáveis. O Aeroporto também adota medidas de redução do consumo, como o uso exclusivo de iluminação
SUSTENTABILIDADE
O São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional adota práticas avançadas de gerenciamento de resíduos, garantindo o desvio de 100% dos materiais dos aterros sanitários. Um processo estruturado de segregação e armazenamento é implementado em toda a operação, com treinamentos periódicos para maximizar a valorização dos materiais e reforçar a conscientização entre colaboradores e parceiros. Para evitar o desperdício de recursos e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, são adotadas destinações como reciclagem, coprocessamento, produção de combustível derivado de resíduos e reaproveitamento de querosene de aviação para a fabricação de tintas. Essas iniciativas fortalecem o compromisso com a economia circular e uma operação ambientalmente responsável.
O São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional implementou práticas eficientes de gestão hídrica, com a instalação de hidrômetros individualizados em todos os hangares e monitoramento automatizado por tecnologia IoT. Essa inovação permite a visualização instantânea do consumo, facilitando a identificação de desperdícios e a otimização do uso da água, além de possibilitar decisões rápidas para reduzir o consumo e aumentar a eficiência. Além disso, foram adotadas medidas complementares, como torneiras com sensores arejadores, descargas dual flush, lavadoras de piso de baixo consumo, lavagem a seco de aeronaves e captação de água pluvial, com caminhão-pipa próprio para irrigação das áreas verdes. Nos eventos Catarina Aviation Show 2023 e 2024, a medição do consumo de água foi realizada por hidrômetro específico, e o consumo foi compensado por meio de apoio aos Projetos Nascentes e De Olho nos Rios, reforçando o compromisso com a preservação dos recursos hídricos.
O São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional realiza o monitoramento contínuo de ruído em pontos estratégicos próximos às cabeceiras da pista de pouso e decolagem, com o objetivo de identificar, medir e gerenciar os níveis de ruído, garantindo o cumprimento das normas ambientais e regulatórias. O Plano Específico de Zoneamento de Ruído (PEZR) é um documento técnico que define as áreas de impacto sonoro e estabelece diretrizes para assegurar a convivência harmoniosa entre as operações aeroportuárias e a comunidade do entorno. Este plano é atualizado periodicamente para contemplar o aumento das movimentações de aeronaves, com a última atualização realizada em 2022. Para acessar o documento completo.